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Canoinhenses têm até dia 6 para trocar plano
Mudança na cobrança de faturas telefônicas acontece a partir de julho
CANOINHAS ? Os moradores da região de Canoinhas têm até a próxima sexta-feira, 6, para migrar para uma das modalidades de cobrança que a Brasil Telecom passa a oferecer.
Até 31 de julho, os assinantes de telefonia fixa terão de optar pelo Plano Básico, com franquia de 200 minutos para clientes residenciais ou o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (Pasoo), com 400 minutos. Excedendo este número de minutos, o cliente paga R$ 0,03 por minuto.
O valor da assinatura continua o mesmo ? R$ 38 ? e será igual para ambos os planos. Por isso, é preciso saber quais as particularidades de cada um para não ter surpresas desagradáveis quando receber a nova conta.
ALTERNATIVAS
A principal diferença é a tarifa de completamento, cobrada só no Pasoo, com valor equivalente a quatro minutos por chamada no horário normal. Quando o destinatário atender o telefone, o assinante deve pagar R$ 0,15 ? quando exceder a franquia. O valor difere com a localidade, por causa dos impostos.
Esse plano é indicado para quem faz ligações mais longas, pois o valor do minuto é bem menor do que o do plano básico. De maneira geral, considerando a média das chamadas, seria mais adequado para quem tem conversas superiores a três minutos ou navega na internet em horário normal. Simulação da Telefônica contabilizou em R$ 0,51 o valor de uma chamada de dez minutos no Pasoo, contra R$ 0,95 no Plano Básico.
De acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), a mudança exigiu das operadoras a digitalização das redes centrais e a implantação de novos sistemas para a bilhetagem de chamadas. Nos últimos três anos, foi investido R$ 1 bilhão para modernização e otimização de infra-estrutura das redes.
A regulamentação faculta à prestadora indicar as cidades onde não há viabilidade para a implantação da nova forma de tarifação. Segundo Mozart Rocha Júnior, especialista em regulação da Anatel, serão 2,3 mil municípios, o que representa apenas 3% dos terminais. As operadoras, nesse caso, não poderão cobrar pelas chamadas locais para outro telefone fixo excedentes à franquia mensal.
De qualquer forma, ao optar por uma modalidade diferente, ao receber a primeira fatura, o consumidor pode pedir a operadora que lhe envie outra fatura referente ao mesmo mês, mas na modalidade diferente, para que possa comparar.
Para mudar de modalidade, basta o consumidor ligar para 10314 e seguir o menu. Se o consumidor não se manifestar, a migração para o plano básico é automática.
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